Dicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das Ciências
  • HOME
  • PROPOR VERBETE
  • SOBRE
  • CONTATO
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Sistema didático

    Home S Sistema didático
    PróximoAnterior

    Sistema didático

    Por dicionariodidatica | S | 0 comentários | 22 abril, 2022 | 0

    Sistema didático. Um sistema didático S (X; Y; ♥) resulta da formação, em torno do que é chamado de aposta didática, ♥, de um grupo formado por dois subgrupos funcionalmente distintos, X e Y, sendo o primeiro composto por alunos de ♥ enquanto o último é a equipe de “assistentes de estudo” (ou “ajudantes”) entre os quais geralmente há pelo menos um “diretor de estudo” que dirige (e, até certo ponto, planeja) o estudo em andamento. Os sistemas didáticos mais chamativos são aqueles formados na escola, nas salas de aula; em tal caso, X é a classe e Y é normalmente um “conjunto unitário” (em linguagem matemática) cujo único elemento é “o professor” y.

     

    Didactic system. A didactic system S(X; Y; ♥) results from the forming, around what is called a didactic stake, ♥, of a group made up of two functionally distinct subgroups, X and Y, the former being composed of students of • while the latter is the team of “study assistants” (or “helpers”) among whom is usually at least one “study director” who directs (and, up to a point, plans) the study underway. The most eye-catching didactic systems are those formed at school, in classrooms; in such a case, X is the class, and Y is ordinarily a “singleton” (in mathematical parlance) whose unique member is “the teacher” y.

     

    BOSCH, M.; CHEVALLARD, Y. A short (and somewhat subjective) glossary of the ATD. In: BOSCH, M.; CHEVALLARD, Y.; GARCÍA, F. J.; MONAGHAN, J. (Org.).  Working whith the Anthropological Theory of the Didatic in Mathematics Eduction: a comprehensive casebook. London and New York. Routledge: Taylor & Francis Group, p. 19-38, 2020.

    No tags.

    dicionariodidatica

    Mais posts por dicionariodidatica

    Palavras relacionadas

    • Actante, Milieu

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Actante, Milieu. O milieu é o sistema antagônico do actante. Em uma situação de ação, tudo que atua sobre o aluno ou/e sobre o que o aluno atua é chamado de “milieu“. O actante é “aquele”Leia mais

    • Álgebra cognitiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Álgebra cognitiva. A palavra “álgebra” é tomada aqui ligeiramente de forma metafórica. Quando um autor escreve “Nós temos” ou “Um tem”, como em “Temos um ou outro RI (p, o) = ∅, ou RI (p,Leia mais

    • Análise didática

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Análise didática. Uma análise didática é uma análise presente em uma dada situação social de acordo com uma dada instância ŵ. Tal análise deve incluir um relato de cada sistema didático S (X; Y; ♥)Leia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p.118). A apreensão discursiva de uma figura, exigida emLeia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p. 118). A apreensão discursiva de uma figura, exigidaLeia mais

    • Apreensão operatória

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão operatória. A apreensão operatória de figuras é centrada nas modificações possíveis de uma figura inicial e nas reorganizações possíveis destas modificações. Para cada tipo de modificação, são diversas as operações possíveis (DUVAL, 2012, p. 125).Leia mais

    • Apreensão perceptiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão perceptiva. A apreensão perceptiva é o reconhecimento visual imediato da forma (DUVAL, 2012, p.118). Não importa qual figura desenhada no contexto de uma atividade matemática, ela é objeto de duas atitudes geralmente contrárias: uma imediataLeia mais

    • Apreensão sequencial

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão sequencial. A apreensão sequencial é explicitamente solicitada em atividades de construção ou em atividades de descrição, tendo por objetivo a reprodução de uma dada figura (DUVAL, 2012, p. 120).Leia mais

    Deixe seu comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Newsletter

    Fique por dentro das novidades



    Propor Verbete






    Redes Sociais

    Dicionário da Didática das Ciências | Todos os direitos reservados © 2018

    • HOME
    • PROPOR VERBETE
    • SOBRE
    • CONTATO
    Dicionário da Didática das Ciências