Dicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das Ciências
  • HOME
  • PROPOR VERBETE
  • SOBRE
  • CONTATO
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Actante, Milieu

    Home A Actante, Milieu
    PróximoAnterior

    Actante, Milieu

    Por dicionariodidatica | A | 0 comentários | 29 abril, 2022 | 84

    Actante, Milieu. O milieu é o sistema antagônico do actante. Em uma situação de ação, tudo que atua sobre o aluno ou/e sobre o que o aluno atua é chamado de “milieu“.

    O actante é “aquele” que no modelo atua sobre o milieu de forma racional e econômica dentro das regras da situação. Como modelo de um estudante ou, mais geralmente, de um sujeito, atua de acordo com seu repertório de conhecimentos.

    A estruturação do milieu didático do aluno revela um intertravamento de situações correspondentes a projetos distintos, cada um dos quais serve como milieu para o próximo.

    O milieu de um conceito matemático é o agregado dos milieux das situações em que os conhecimentos relacionados a este conceito aparecem como um meio de resolução. Exemplo: a folha de papel, a régua graduada e a bússola geram o milieu da geometria plana euclidiana.

    Actant, Milieu. Le milieu est le système antagoniste de l’actant. Dans une situation d’action, on appelle “milieu” tout ce qui agit sur l’élève ou / et ce sur quoi l’élève agit.

    L’actant est « ce » qui dans le modèle agit sur le milieu de façon rationnelle et économique dans le cadre des règles de la situation. En tant que modèle d’un élève ou plus généralement d’un sujet, il agit en fonction de son répertoire de connaissances.

    La structuration du milieu didactique de l’élève fait apparaître un emboîtement de situations correspondant à des projets distincts et dont chacune sert de milieu à la suivante.

    Le milieu d’un concept mathématique est l’agrégat des milieux des situations où les connaissances liées à ce concept apparaissent comme moyen de résolution. Exemple : la feuille de papier, la règle graduée et le compas engendrent le milieu de la géométrie plane euclidienne.

     

    BROUSSEAU, GUY. Glossaire de quelques concepts de la théorie des situations didactiques em mathématiques (1998). In: BROUSSEAU, G. (Org.). Glossaire_V5, p. 01-09, 2010.

    No tags.

    dicionariodidatica

    Mais posts por dicionariodidatica

    Palavras relacionadas

    • Álgebra cognitiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Álgebra cognitiva. A palavra “álgebra” é tomada aqui ligeiramente de forma metafórica. Quando um autor escreve “Nós temos” ou “Um tem”, como em “Temos um ou outro RI (p, o) = ∅, ou RI (p,Leia mais

    • Análise didática

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Análise didática. Uma análise didática é uma análise presente em uma dada situação social de acordo com uma dada instância ŵ. Tal análise deve incluir um relato de cada sistema didático S (X; Y; ♥)Leia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p.118). A apreensão discursiva de uma figura, exigida emLeia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p. 118). A apreensão discursiva de uma figura, exigidaLeia mais

    • Apreensão operatória

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão operatória. A apreensão operatória de figuras é centrada nas modificações possíveis de uma figura inicial e nas reorganizações possíveis destas modificações. Para cada tipo de modificação, são diversas as operações possíveis (DUVAL, 2012, p. 125).Leia mais

    • Apreensão perceptiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão perceptiva. A apreensão perceptiva é o reconhecimento visual imediato da forma (DUVAL, 2012, p.118). Não importa qual figura desenhada no contexto de uma atividade matemática, ela é objeto de duas atitudes geralmente contrárias: uma imediataLeia mais

    • Apreensão sequencial

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão sequencial. A apreensão sequencial é explicitamente solicitada em atividades de construção ou em atividades de descrição, tendo por objetivo a reprodução de uma dada figura (DUVAL, 2012, p. 120).Leia mais

    • Atividade

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Atividade. A palavra se aplica a tudo estabilizado ou de evolução lenta, não aleatórios ou erráticos, nas quais alguém se envolve. O principal pressuposto da TAD a esse respeito é que toda atividade humana seLeia mais

    Deixe seu comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Newsletter

    Fique por dentro das novidades



    Propor Verbete






    Redes Sociais

    Dicionário da Didática das Ciências | Todos os direitos reservados © 2018

    • HOME
    • PROPOR VERBETE
    • SOBRE
    • CONTATO
    Dicionário da Didática das Ciências