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Construtivismo radical

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    Construtivismo radical

    Por dicionariodidatica | C | 0 comentários | 29 abril, 2022 | 0

    Construtivismo radical. O construtivismo radical é uma teoria pedagógica que afirma que o aluno se apropria apenas dos conhecimentos que ele mesmo produz. Em outras palavras, assegura que sem qualquer outra intervenção didática além da escolha de situações não didáticas apropriadas, os estudantes podem (devem) produzir, por intermédio de uma construção autônoma, conhecimentos equivalentes aos que a sociedade quer ensinar-lhes (e que ela mesma construiu de forma não didática).

    Entretanto, a institucionalização não didática de um conhecimento não pode determinar a priori seu valor e alcance científico a partir de um processo pessoal e local. Mesmo em processos científicos históricos, para o futuro, os produtores de um conhecimento só podem adivinhar sua importância e uso. Portanto, é técnica e legitimamente impossível para um professor afirmar que a institucionalização não didática que ele pode observar ou obter de seus alunos produz conhecimentos equivalentes aos que ocorrem na sociedade e que são o resultado de eventos e processos históricos, dos quais, por definição, esses alunos não têm conhecimento. Esta observação condena o construtivismo radical como um modelo didático.

    Constructivisme radical. Le constructivisme radical est une théorie pédagogique qui affirme que l’élève ne s’approprie que les connaissances qu’il produit lui-même. Elle assure donc en d’autres termes, que sans autre intervention didactique que le choix des situations non didactiques appropriées, les élèves peuvent (doivent) produire, par une construction autonome, des connaissances équivalentes à celles que la société veut leur enseigner (et qu’elle a elle-même construites de façon non didactique).

    Or l’institutionnalisation non didactique d’une connaissance ne peut pas déterminer a priori sa valeur scientifique et sa portée à partir d’un processus personnel et local. Même dans les processus scientifiques historiques, pour l’avenir, les producteurs d’une connaissance ne peuvent qu’en supputer l’importance et l’usage. Il est donc techniquement et légitimement impossible à un professeur d’affirmer que l’institutionnalisation non didactique qu’il peut observer ou obtenir de ses élèves produit des connaissances équivalentes à celles qui ont cours dans la société et qui sont le fruit d’événements et de processus historiques, que par définition ces élèves ignorent. Cette observation condamne le constructivisme radical comme modèle didactique.

     

    BROUSSEAU, GUY. Glossaire de quelques concepts de la théorie des situations didactiques em mathématiques (1998). In: BROUSSEAU, G. (Org.). Glossaire_V5, p. 01-09, 2010.

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