Dicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das Ciências
  • HOME
  • PROPOR VERBETE
  • SOBRE
  • CONTATO
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Discurso

    Home D Discurso
    PróximoAnterior

    Discurso

    Por dicionariodidatica | D | 0 comentários | 16 novembro, 2022 | 0

    Discurso. É o emprego da língua para “dizer qualquer coisa”, isto é, para falar de objetos físicos, ideias, ou imaginárias, que não são apenas as potencialidades significantes de uma língua. deste modo, a prática de um discurso é inseparável de um certo funcionamento cognitivo. Em outras palavras, o discurso é o uso de uma linguagem para “dizer algo”, ou seja, para falar sobre objetos físicos, ideais ou imaginários, que não são apenas as potencialidades significantes de uma linguagem. Como tal, a prática de um discurso é inseparável de um certo funcionamento cognitivo” (DUVAL, 1995, p. 88)

    “Le propre d’une langue est de permettre un discours, c’est à dire une expression ‘portant référence au monde’ d’une façon qui puisse être partagée par ceux qui y recourent pour communiquer entre eux”(DUVAL, 1995, p.88) [..] En d’autres termes, le discours est l’emploi d’une langue pour ‘dire quelque chose’, c’est-à-dire pour parler d’objets physiques, idéaux, ou imaginaires, qui ne sont pas seulement les potentialités signifiantes d’une langue. A ce titre, la pratique d’un discours est inséparable d’un certain fonctionnement cognitif” (DUVAL, 1995, p. 88)

    No tags.

    dicionariodidatica

    Mais posts por dicionariodidatica

    Palavras relacionadas

    • Actante, Milieu

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Actante, Milieu. O milieu é o sistema antagônico do actante. Em uma situação de ação, tudo que atua sobre o aluno ou/e sobre o que o aluno atua é chamado de “milieu“. O actante é “aquele”Leia mais

    • Álgebra cognitiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Álgebra cognitiva. A palavra “álgebra” é tomada aqui ligeiramente de forma metafórica. Quando um autor escreve “Nós temos” ou “Um tem”, como em “Temos um ou outro RI (p, o) = ∅, ou RI (p,Leia mais

    • Análise didática

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Análise didática. Uma análise didática é uma análise presente em uma dada situação social de acordo com uma dada instância ŵ. Tal análise deve incluir um relato de cada sistema didático S (X; Y; ♥)Leia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p.118). A apreensão discursiva de uma figura, exigida emLeia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p. 118). A apreensão discursiva de uma figura, exigidaLeia mais

    • Apreensão operatória

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão operatória. A apreensão operatória de figuras é centrada nas modificações possíveis de uma figura inicial e nas reorganizações possíveis destas modificações. Para cada tipo de modificação, são diversas as operações possíveis (DUVAL, 2012, p. 125).Leia mais

    • Apreensão perceptiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão perceptiva. A apreensão perceptiva é o reconhecimento visual imediato da forma (DUVAL, 2012, p.118). Não importa qual figura desenhada no contexto de uma atividade matemática, ela é objeto de duas atitudes geralmente contrárias: uma imediataLeia mais

    • Apreensão sequencial

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão sequencial. A apreensão sequencial é explicitamente solicitada em atividades de construção ou em atividades de descrição, tendo por objetivo a reprodução de uma dada figura (DUVAL, 2012, p. 120).Leia mais

    Deixe seu comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Newsletter

    Fique por dentro das novidades



    Propor Verbete






    Redes Sociais

    Dicionário da Didática das Ciências | Todos os direitos reservados © 2018

    • HOME
    • PROPOR VERBETE
    • SOBRE
    • CONTATO
    Dicionário da Didática das Ciências