Dicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das CiênciasDicionário da Didática das Ciências
  • HOME
  • PROPOR VERBETE
  • SOBRE
  • CONTATO
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Representação mental

    Home R Representação mental
    PróximoAnterior

    Representação mental

    Por dicionariodidatica | R | 0 comentários | 16 novembro, 2022 | 0

    Representação mental: é tudo aquilo que permite uma visão do objeto na ausência de todo significante perceptível. É geralmente identificado com imagem mental, porém recobrem um domínio mais amplo que o das imagens mentais.

    “Les représentations mentales sont toutes celles qui permettent une visée d’objet en l’absence de tout significant perceptible. Elles sont généralement identifiées aux ‘images mentales’ en tant qu’entités psychologiques ayant un rapport avec la perception. Mais les représentations mentales recouvrent um domaines plus large que celui des images” (DUVAL, 1995, p.28)

     

    DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Suisse: Peter Lang, 1995.

    No tags.

    dicionariodidatica

    Mais posts por dicionariodidatica

    Palavras relacionadas

    • Actante, Milieu

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Actante, Milieu. O milieu é o sistema antagônico do actante. Em uma situação de ação, tudo que atua sobre o aluno ou/e sobre o que o aluno atua é chamado de “milieu“. O actante é “aquele”Leia mais

    • Álgebra cognitiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Álgebra cognitiva. A palavra “álgebra” é tomada aqui ligeiramente de forma metafórica. Quando um autor escreve “Nós temos” ou “Um tem”, como em “Temos um ou outro RI (p, o) = ∅, ou RI (p,Leia mais

    • Análise didática

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Análise didática. Uma análise didática é uma análise presente em uma dada situação social de acordo com uma dada instância ŵ. Tal análise deve incluir um relato de cada sistema didático S (X; Y; ♥)Leia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p.118). A apreensão discursiva de uma figura, exigida emLeia mais

    • Apreensão discursiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão discursiva. A apreensão discursiva depende das hipóteses que a figura representa. Ela implica uma utilização de um vocabulário que é a condensação das definições (DUVAL, 2012, p. 118). A apreensão discursiva de uma figura, exigidaLeia mais

    • Apreensão operatória

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão operatória. A apreensão operatória de figuras é centrada nas modificações possíveis de uma figura inicial e nas reorganizações possíveis destas modificações. Para cada tipo de modificação, são diversas as operações possíveis (DUVAL, 2012, p. 125).Leia mais

    • Apreensão perceptiva

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão perceptiva. A apreensão perceptiva é o reconhecimento visual imediato da forma (DUVAL, 2012, p.118). Não importa qual figura desenhada no contexto de uma atividade matemática, ela é objeto de duas atitudes geralmente contrárias: uma imediataLeia mais

    • Apreensão sequencial

      Por dicionariodidatica | 0 comentários

      Apreensão sequencial. A apreensão sequencial é explicitamente solicitada em atividades de construção ou em atividades de descrição, tendo por objetivo a reprodução de uma dada figura (DUVAL, 2012, p. 120).Leia mais

    Deixe seu comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Newsletter

    Fique por dentro das novidades



    Propor Verbete






    Redes Sociais

    Dicionário da Didática das Ciências | Todos os direitos reservados © 2018

    • HOME
    • PROPOR VERBETE
    • SOBRE
    • CONTATO
    Dicionário da Didática das Ciências