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Um pouco da nossa história...

...e como começou o dicionário.

No período em que estudou na França, o professor Luiz Márcio Santos Farias fora aluno do Dr.Nicolas Balacheff, professor vinculado ao Labotaroire d’Informatique de Grenoble | LIG, que ministrava à época a disciplina DAE- Diploma de Aprofundamento de Estudos. Em razão das investigações nesta disciplina, bem como nas outras disciplinas existentes no curso, surgiu a necessidade de catalogar conceitos. Catalogar conceitos, por sua vez, remetia à ideia de criar um Dicionário em Didática da Matemática. Todavia, o dicionário em Didática da Matemática necessitava ser robustecido, fortalecido, surgindo assim a ideia da construção de um Dicionário da Didática das Ciências.

No Brasil, esta ideia ressurgiu e sedimentou-se a partir dos trabalhos da Professora Bartira Fernandes Teixeira, que enquanto pesquisadora vinculada ao NIPEDICMT – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (UFBA/UEFS), retomou a catalogação no Brasil. Alguns registros de definições e conceitos da Didática da Matemática foram inicialmente assentados pelo Professor Nicolas e estão disponíveis em Pour un Dictionnaire de Didactique des mathématiques < https://dico-ddm.blogspot.com.br/>.

O GT 14 – Didática da Matemática contribui para que este espaço ganhe forma, e todos os professores, pesquisadores e estudantes que se sentirem desejosos a participar na criação dinâmica e no crescimento deste espaço serão bem vindos!

Quem Somos

GT -14 DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

O GT Didática da Matemática tem por objetivo fomentar o desenvolvimento, o debate científico e a divulgação de investigações sobre fenômenos didáticos, nas quais a problematização dos objetos de saber em jogo é um elemento central. Contempla essa dimensão o arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, da Teoria Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras. O grupo pretende discutir pesquisas realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis (da educação infantil ao ensino superior) e modalidades de ensino (inclusive a educação de jovens e adultos, a educação a distância e o ensino técnico e tecnológico), bem como estudos sobre a prática docente e a formação de professores de Matemática, sob a ótica dos fenômenos didáticos. Também estão incluídas entre as temáticas de interesse desse grupo de trabalho o lugar e o papel dos recursos (aí incluídos livros didáticos, jogos, materiais manipulativos e tecnologias digitais entre outros) em processos de ensino e aprendizagem de Matemática. As pesquisas a serem debatidas nesse GT podem tratar de questões cognitivas e linguísticas, desde que em diálogo com a problematização dos objetos de saber em foco, e dizem respeito aos mais diversos conteúdos matemáticos, bem como a suas interrelações com saberes de outros campos do conhecimento.

MEMBROS

Veridiana Rezende – UNESPAR – COORDENADORA
Saddo Ag Almouloud – PUC/SP – VICE-COORDENADOR
Afonso Henriques – Universidade Estadual de Santa Cruz
Alan Gustavo Ferreira – Universidade Federal de Pernambuco
Alcione Cappelin – Centro universitário de Pato Branco/ Rede Alfa de Ensino
Alexandre Luis de Souza Barros – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Anderson Souza Neves – Universidade Federal da Bahia
Andreza Santana da Silva – Universidade Federal de Pernambuco
Anete Otília Cardoso de Santana Cruz  – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Antonio Sales – UNIDERP-Anhanguera e UEMS
Bartira Fernandes Teixeira – Universidade Federal da Bahia
Camila de Oliveira da Silva – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cecilia Manoella Carvalho Almeida – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Celso Eduardo Brito – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Celia Finck Brandt – Universidade Estadual de Ponta Grossa
Cintia Melo dos Santos     Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Claudete Cargnin – Universidade  Tecnológica Federal do Paraná
Danielly Regina Kaspary dos Anjos – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Daniela Batista Santos
Danilo dos Santos Christo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Edelweis José Tavares Barbosa     Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Edmo Fernandes Carvalho – Universidade Federal do Oeste da Bahia
Elisângela Bastos de Mélo Espindola – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Fernando Emílio Leite de Ameida – Instituto Federal do Ceará
Franck Bellemain – Universidade Federal de Pernambuco
Franklin Fernando Ferreira Pachêco – Universidade Federal de Pernambuco
Gerson Silva Barbosa – Secretaria da Educação – SEC/BA
Italândia Ferreira de Azevedo –  SEDUC-CE
Jailson Cavalcante de Araújo – Universidade Federal de Pernambuco
Janielly Taila dos Santos Verbisck – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Jany Santos Souza Goulart –  Universidade Estadual de Feira de Santana /  Universidade Federal da Bahia
Jéssica Cravo Santos Bernardino  – Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
José Carlos de Souza Pereira – Secretaria de Educação do Estado do Pará
José Luiz Cavalcante – Universidade Estadual da Paraíba
José Luiz Magalhães de Freitas – UNIDERP/ UFMS
José Messildo Viana Nunes – Universidade Federal do Pará
Katiane de Moraes Rocha     Grupo de estudos em Didática da Matemática (DDmat – UFMS)
Katy Wellen Meneses Leão – Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Kleber Ramos Gonçalves – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Leonardo Bernardo de Morais – Universidade Federal de Pernambuco
Luani Griggio  – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Lúcia de Fátima Durão Ferreira – Universidade Federal de Pernambuco
Luciana Del Castanhel Peron da Silva – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Ludiér Mariano Rosa – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Luiz Marcio Santos Farias – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Márcia Azevedo Campos – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Maria José Ferreira da Silva – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mariana Moran – Universidade Estadual de Maringá
Marilena Bittar – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Marilene Rosa dos Santos – Universidade de Pernambuco
Maritza Luna Valenzuela –  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Marli Schmitt Zanella – Universidade Estadual de Maringá
Marluce Alves dos Santos – Universidade do Estado da Bahia
Osnildo Andrade Carvalho – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Paula Moreira Baltar Bellemain – Universidade Federal de Pernambuco
Raimundo Luna Neres      Universidade Federal do Maranhão e Universidade CEUMA
Raquel Soares do Rego Ferreira – Universidade Federal do Pará
Renan Gustavo Araujo de Lima – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Rita Cinéia Meneses Silva – Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Rochelande Felipe Rodrigues – Universidade Federal do Cariri
Rosane Corsini Silva – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Rosinalda Aurora de Melo Teles – Universidade Federal de Pernambuco
Saddo Ag Almouloud – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sueli dos Prazeres Santos – Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia
Tatiani Garcia Neves – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Teodora Pinheiro Figueroa – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Veridiana Rezende – Universidade Estadual do Paraná

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